• Qual a importância da Avaliação Física?

    • Home
    • Blog
    • Qual a importância da Avaliação Física?

Qual a importância da Avaliação Física?

As avaliações devem ser realizadas a cada fim de ciclo de treinamento, assim é possível avaliar e acompanhar a evolução física, identificando se os objetivos traçados inicialmente foram alcançados ou não.

Qual a importância da Avaliação Física?

AVALIAÇÃO FÍSICA – IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS

A TOP ONE Academia conta com o serviço de avaliação física, onde você poderá determinar seus objetivos de maneira precisa e acompanhar sua evolução para otimizar seus resultados a cada 45 dias.

Com ela você:

  • Avalia seu estado antes, durante e após o Programa de Treinamento Avançado TOP ONE MAX;
  • É motivado a superar novos desafios com a criação de novas metas e objetivos;
  • Detecta possíveis falhas nas variáveis responsáveis pelos resultado ( exemplo: dedicação à dietas e ao treino);
  • Consegue ver em números e gráficos seus resultados;
  • Ser auxiliado na escolha de uma atividade que se identifique com seu perfil e objetivos;
  • Identifica um possível estado de desequilíbrio orgânico oriundo do treinamento(overtraining).

 

As avaliações devem ser realizadas a cada fim de ciclo de treinamento, pois assim é possível avaliar e acompanhar a evolução física, identificando se os objetivos traçados inicialmente foram alcançados ou não. Além disso, é uma ferramenta fundamental para a elaboração do próximo programa de treinamento e para estabelecer novas metas para aquele ciclo de treino.

 

Vamos imaginar um indivíduo cujo o objetivo é emagrecer e ao iniciar o programa de treinamento está com 105 kg, 45% de gordura corporal (47,25kg de peso gordo e 57,75 de massa magra), uma circunferência abdominal de 110 cm e um Vo2Max de 18 (ml/kg/min). Inicialmente, o objetivo para 6 meses de treinamento era atingir 90 kg, com 35% gordura corporal (31,5kg peso gordo e 58,50 massa magra). Após completado o período de treinamento chegou a 95kg, 5kg a menos da meta estabelecida. No entanto, a avaliação física identificou que o percentual de gordura corporal diminuiu de 45% para 35% (33,25kg de peso gordo e 61,75 de massa magra), a circunferência abdominal de 110 cm para 100 e o Vox2max de 18 para em 30(ml/kg/min).

Algumas pessoas podem julgar que este indivíduo fracassou em não atingir a meta final. No entanto, o que se espera em um processo de emagrecimento é perda de gordura corporal e aumento de massa muscular. Ou seja, a meta foi alcançada. Estava com 47,25kg de peso gordo e passou a ter 33,25 kg, agregando ainda 4kg de massa magra. Além disso, a avaliação nos mostra uma evolução na capacidade cardiorrespiratória e uma considerável perda na circunferência abdominal, resultando em menor risco de doenças que afetam o coração.

 

Não deixe de fazer  sua avaliação física, só assim seu professor terá as informações necessárias para adequar o Programa de Treinamento Avançado TOP ONE MAX, ao seu perfil.